segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Viagem de Mogi das Cruzes a Caraguatatuba - Estrada da Petrobrás


Dia 1/01/2014, acabei de chegar da viagem de Ubatuba, entro no facebook e o Vitor Lopes me chama para ir pedalar na Estrada da Petrobrás, eu estava resistente, com problemas na relação da bicicleta que estava patinando, confesso que não estava muito afim, mas ele insistiu tanto que decidi ir para Mogi das Cruzes naquela noite onde ficaríamos hospedados para seguir para a tal viagem no dia seguinte. 
Começamos a pedalar relativamente tarde pois tivemos que passar na bicicletaria em Mogi para trocar o Cassete e a Corrente, feito a isso a relação ficou uma maravilha. Eram aproximadamente 11h da manhã quando começamos de fato ir para nossa viagem, fomos pelo asfalto até Salesópolis onde entraríamos na famosa ESTRADA DA PETROBRÁS. Na sequência você poderá conferir as imagens e o trajeto gravadao pelo GPS:

Vitor Lopes - Passando por Biritiba Mirim



Seguimos pedalando sem parar até Salesópolis, o sol estava quente e não queria forçar muito para "guardar os músculos" para a Estrada da Petrobrás que seria toda de terra.

Enfim chegamos em Salesópolis

Fizemos a parada para almoço em um restaurante no centro da cidade, eu estava morrendo de fome. Comida boa e barata, gostei muito. Almoçamos e tomamos bastante Coca-Cola e em seguida paramos no mercadinho da foto abaixo para comprar comidas para levar para o trecho de terra, já que não esperávamos encontrar nenhum comércio no caminho.

Abastecendo de comida para seguir pela estrada de terra até a praia

Retrato para não perder o costume

Depois deste mercado paramos em um comércio bem em frente a entrada da estrada para comprar água.

E então definitivamente entramos na tal estrada, o comecinho da estrada era de asfalto

Aqui a "brincadeira" começou a ficar legal, antes dessa foto nós paramos em um pequeno comércio já dentro da estrada no trecho de terra para tomar um Coca-Cola e esperar a chuva passar, o nome do comércio era "Tô na Roça", uma senhora muito simpática nos atendeu muito bem e eu e o Vitor ficamos lá conversando até parar a chuva. Quando estiou seguimos nosso pedal, como podem ver há poças cheias de água na estrada, resultado da chuva.

Esse trecho foi um dos que eu achei mais bonito, era possível perceber que a gente estava numa grande montanha e visualizar um grande vale ao lado esquerdo

A estrada começou a ficar cada vez mais fechada, isso era sinal que estava perto o Parque Estadual da Serra do Mar, região de mata atlântica bem densa.

O Vitor parando para conferir a rota no seu GPS.

Um detalhe que achei interessante foi que a estrada tem tanta pedra e cascalho que mesmo com a chuva não houve atoleiros, a estrada estava sempre firme.

Dêem uma olhadinha nessa imagem, não é simplesmente encantador? Final de tarde, numa região bem alta da estrada, aquelas serras ali parecem ser pequenas, mas não eram!

 E começa a ter mais cara de Mata Atlântica


 Enfim entramos no Parque estadual da Serra do Mar!
Perceba a densidade da mata

 De novo a bela vista do morros abaixo e com a foto de praxa da minha bike em frente a uma bela paisagem


Em todo o caminho você percebe que vai serpenteando um Rio, deve ser o famoso "Rio Pardo" pois a estrada chama-se Estrada do Rio Pardo. Essa bela cachoeira é só para apreciar. Eu confesso que esperava mais em matéria de rios para se banhar mas não encontramos nada muito interessante.

Quase anoitecendo eu e o Vitor paramos em um acampamento de trabalhadores da estrada que estava refazendo uma encosta que desmoronou, lá pegamos nossas comidas que levamos e o Vitor achou um suco Tang fechado, aproveitamos os copos descartáveis que tinha lá, usamos as águas de nossas caramanholas e fizemos um belo suco de uva para acompanhar as guloseimas. Detalhe: o acampamento estava vazio. O Vitor disse assim: vamos dormir aqui? Eu respondi: eu não durmo aqui nem ferrando, melhor ir pedalando no escuro!


 Andamos pouquinhos Km e chegamos a essa base da Petrobrás bem no meio da Serra do mar, uma base um tanto quanto inusitada, nunca imaginaria encontrar isso no meio de todo esse mato. Era bem barulhenta, barulho de motores, acredito eu que seja para empurrar o liquido dos dutos serra acima.

 Tinha até um funcionário lá se exercitando, correndo em volta da tal base


 Anoiteceu, lanternas ligadas, breu e baralho de bichos da mata, chegava a ser assustador mas logo fomos nos acostumando e começou a ficar legal no momento que anoiteceu, começamos a pedalar forte em um trecho de intenso "sobe e desce" até que encontramos essa Kombi queimada no meio da estrada, parecia ser resultado de roubo ou furto ou tentativa de burlar algum seguro


 Depois de tanto sobe e desce e uma descida insana para chegar a nível do mar, chegamos nessa placa, igual a que vimos anteriormente, era o final do Parque Estadual da Serra do Mar. Depois dessa placa chegamos a uma estrada de asfalto que não era possivel saber se para chegar em Caraguatatuba era para direita ou esquerda, logo um carro passou e nos informou que era para a direita. Chegamos em Caraguá por volta de 23h. Comemos e fomos para a rodoviária de Caraguá para voltar de onibus até salesópolis, porém só no dia seguinte pois naquele dia não havia mais onibus!

Vídeo


Trajeto gravado pelo GPS, Basta acessar o link abaixo:








2 comentários:

  1. Fala Wesley. Parabéns pela iniciativa do blog. Vou dar uma sugestão.

    Uma grande dúvida dos cicloturistas de primeira viagem é definir qual a melhor rota a seguir.

    Use o google maps para montar a rota, ou então um desses sites que permite compartilhar o trajeto do GPS (caso tenha usado um) e disponibilize o link junto com seu artigo.

    Um abração e ótimos pedais em 2014!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Robinson, agradeço muito por visitar o blog. Eu tinha pensando nisso mas acabei não colocando, nas próximas postagens que eu tiver a rota eu colocarei, inclusive essa da Estrada da Petrobrás tem rota gravado no GPS, vou atualizar e você pode dar uma olhada. Grande abraço!

      Excluir